Abra o seu guarda roupas. Procure algo para vestir. Para muitas pessoas essa hora é aquela em que elas percebem que têm muita coisa, mas ao mesmo tempo não têm nada.
Mas se há muitas peças, onde está o problema?
O problema está justamente nas compras sem propósito. Há muitos itens, mas quando esses itens precisam estar juntos, não conversam entre si. Eles foram comprados isoladamente e não fazem parte de um conjunto.
Essa é a primeira regra para sempre ter o que vestir: Saiba comprar.
Não é necessário gastar grandes quantias, nem ter muitas peças, mas ter as peças certas. Elas devem combinar com seu estilo e combinar entre si, gerando o maior número de combinações possível. Ter muitas coisas apenas gera desordem, além do desperdício de tempo, de dinheiro e de recursos naturais.
Ao comprar, primeiro analise seu estilo de vida (analise os lugares que frequenta) e depois faça combinações imaginárias da peça com os demais itens que você já possui. Escolha coisas de qualidade e que não sejam descartáveis. Compre menos e melhor. Não compre itens duplicados ou parecidos ou de cores ou estampas que não sejam aquelas que você realmente goste. Na dúvida, não compre.
Outro problema envolvendo as compras também está no fato de que muitas vezes você compra coisas para sua vida imaginária. Aquela em que você se vê malhando 7 vezes por semana ou indo às mais variadas festas, quando na realidade você só vai ao mercado e corre no parque 2 vezes por semana. Todos os itens comprados assim acabam sem utilidade, apenas ocupando espaço no guarda roupas.
Pare de ser escravo da moda e do marketing. Você não necessita de tudo o que tem, você simplesmente quer ou imagina que quer. Não deixe seu subconsciente lhe trair, portanto, exponha-se o menos possível. Empenhe seu tempo em coisas que lhe deem prazer e que lhe façam realmente feliz!
Olhe para si, enxergue sua real necessidade e tente simplificar sua vida. Quanto menos desordem existir, mais rápida será sua tomada de decisões, seja ela complexa ou apenas a escolha da roupa pela manhã.
Ninguém está reparando se você está repetindo roupas, principalmente se você não for apenas o que veste.
Abaixo eu vou sugerir alguns passos para otimizar sua relação com as roupas, com a moda e com as compras:
Autoconhecimento: seja honesto. Analise sua rotina, os lugares que frequenta, as atividades que pratica, o ambiente onde trabalha, as cores e estampas que mais gosta e o seu estilo;
Organize o que já possui: Separe somente as roupas que você usa com frequência. As demais, doe, venda ou jogue fora (se não há mais como aproveitar). Deixe visíveis apenas as roupas da estação, as que estiverem fora, mas que ainda serão usadas, guarde em caixas separadas;
Compras: escolha itens fáceis de combinar com o que já tem, não compre por impulso, ou apenas por desejo. Saiba quando irá utilizar o item e enxergue nele a utilidade. Se você não conseguir nomear pelo menos 5 situações em que irá usar, não compre! Escolha peças mais duráveis e de maior qualidade, ainda que o preço seja maior. Se comprar menos, você poderá se dar a esse luxo.
Um item entra e outro sai: tente aplicar essa regra sempre que possível. Compre quando estiver necessitando e substitua. Não deixe o guarda roupas entulhar de novo, mantenha apenas o necessário. Isso vai facilitar muito as escolhas.
Combinações: A partir do momento em que você passar a fazer escolhas de compras melhores, suas combinações serão cada vez mais fáceis. Não há muito o que pensar, já que as peças combinam entre si.
Agora que você já sabe, que tal começar a colocar em prática esse conhecimento?
Comentários