top of page
Writer's pictureMayara Tanaka de Moraes

O impacto das redes sociais


Você já teve a curiosidade de olhar o relatório do seu smartphone para saber quanto tempo do dia gasta em aplicativos de redes sociais?

um homem olhando para o celular
O impacto das redes sociais

Para a maioria das pessoas, atualmente, as redes sociais passaram a ser usadas não apenas como forma de manter contato com outras pessoas, mas como fonte de informação, publicidade e sobretudo, lazer. A ciência já descreve o uso de redes sociais como mais viciantes do que álcool e cigarros, com impacto direto na saúde mental das pessoas.


Além disso, apesar de não nos darmos conta, as redes são um grande negócio, que usa nossas valiosas informações de comportamento para direcionar nossas próprias decisões.

Quem nunca se deparou com uma propaganda no feed, de um ítem que estava justamente procurando?


Para piorar, torna-se muito fácil que pessoas mal intencionadas encontrem a rotina de quem quer que seja apenas monitorando suas postagens. É possível saber quando está viajando, que lugares frequenta, quem faz parte do círculo de amizade, quem é a família, onde mora e até que carro possui.


Eu sei que muitos leitores podem questionar: mas as redes sociais são excelentes para o meu negócio! Como posso abrir mão de uma ferramenta tão poderosa? E a resposta é: você não vai e não pode abrir mão delas. Assim como a maioria não pode abrir mão do trânsito para ir trabalhar ou de responder aos e-mails do chefe. A sociedade mudou, e quem vive nela, ainda que não goste ou não aceite, precisa se adaptar. Mas se você precisa das redes sociais no seu negócio, e acha que passa tempo demais nelas, talvez seja hora de deixar para um especialista, em vez de passar o tempo todo pensando no melhor post, na melhor foto ou na melhor estratégia de marketing.


Já se você não precisa das redes sociais e usa apenas para lazer, que tal desapegar um pouco e encontrar outras formas de se distrair? Leia um livro, cozinhe, faça esporte, converse com pessoas reais. Pense nas suas verdadeiras motivações para postar:


Será que você criou um perfil digital para ser alguém que na realidade não é?

Será que precisa mostrar e provar para todos que está sendo de fato feliz?

Será que você ainda consegue ser feliz em segredo?

Será que é mesmo necessário saber tanto da vida e da rotina das outras pessoas?


Chegamos em um momento em que não nos contentamos mais com o que temos, pois o que nos falta parece ser muito mais depois que olhamos tudo o que postam nas redes sociais.


A maioria das pessoas já não consegue mais aproveitar a presença de outros seres humanos e guardar na própria memória, é preciso compartilhar aquele pedaço editado de felicidade para que o mundo veja o quanto são felizes. Ainda que a comida e a companhia nem sejam tão importantes.


Enquanto isso, muitas outras assistem ao espetáculo se esquecendo de que tudo foi editado para ficar bonito, transformando esse consumo em um ciclo de inveja e descontentamento com a própria vida.


Liberte-se de uma vida vazia. Você ainda é um ser humano! Não deixe que as empresas milionárias do entretenimento da internet lhe tirem a alegria de apreciar as coisas boas que ainda existem nesse mundo, que ao contrário do que se prega, são simples e perfeitas, e o melhor: não custam nada.


Recent Posts

See All

Commenti


bottom of page