Finanças pessoais é um assunto que tem chamado a atenção de muitas pessoas ultimamente. É comum recorrermos aos conselhos daqueles que já conseguiram ter sucesso financeiro e podem ensinar o caminho das pedras.
Talvez o sonho da maioria das pessoas, na verdade, nem seja o de acumular riqueza, mas o de ter a liberdade que uma boa quantia de dinheiro pode oferecer, liberdade de poder escolher o que fazer, quando fazer, como fazer e com quem estar. É saber que o dinheiro, ou a falta dele, não será um empecilho ou mais um fator a ser considerado na tomada de decisões.
De fato, esse pensamento está correto, pois ter uma grande quantia de dinheiro no banco não significa realmente ser rico. Verdadeiramente rico é aquele que consegue usufruir do dinheiro que conseguiu criar, de forma honesta e sem arrependimentos, vivendo da maneira como é feliz e mantendo a sua própria essência.
O título desse texto "Por que você não ficará rico juntando dinheiro" foi escolhido por dois motivos principais: primeiro, porque o conceito de riqueza vai muito além de ter dinheiro e segundo, porque apenas o dinheiro acumulado e parado não pode ser considerado riqueza. Eu vou explicar cada um dos motivos a seguir.
O que é ser rico para você? Eu tenho certeza de que é uma situação completamente diferente do que é ser rico para mim. Claro, o seu conceito reflete a pessoa que você é, as experiências que você já teve e as que imagina que pode ter. Talvez pra você seja ter uma mansão, um carro luxuoso e poder viajar o mundo, ou talvez seja apenas ter tempo suficiente para praticar os seus hobbies sem precisar se preocupar com o trabalho. Tudo vai depender da forma como você enxerga o mundo.
Elon Musk, o homem mais rico do mundo, já revelou que trabalha cerca de 17 horas todos os dias. Diante dessa afirmação, eu tenho certeza de que o conceito de riqueza dele é completamente diferente do meu e talvez do seu também. Por isso, quando pensar em se tornar rico e começar a juntar dinheiro, responda primeiro a essa pergunta: o que é ser rico pra mim? Onde eu quero chegar? Como será a vida que eu vou ter? Depois de ter essas respostas, aí sim você pode traçar planos e metas.
O segundo motivo é que o dinheiro acumulado não vai gerar riqueza. Uma quantia por si só não é capaz de fazer ninguém prosperar. Para que o dinheiro comece a trabalhar por você, é necessário que você trabalhe primeiro e o faça crescer. Juntar dinheiro não o fará rico, investir sim.
Quando eu digo investir, não estou limitando ao investimento em ações da bolsa de valores. Investir pode ser melhorar o seu conhecimento e lhe fazer aumentar o seu salário, pode ser comprar imóveis para obter renda extra ou apostar em um negócio próprio. A escolha depende do perfil de cada um.
A grande ilusão, que muitos gurus insistem em vender na internet, é a de que basta você acumular uma grande quantia e ao final de um longo período você poderá viver apenas da renda desse total acumulado. Infelizmente, isso não é a realidade da maioria das pessoas, não é tão simples quanto parece e não é nada fácil de se conseguir. Se fosse assim, a maioria dos gurus estaria aposentada vivendo de renda, mas não, eles continuam vendendo seus cursos na internet.
O que você precisa fazer então é se conhecer primeiro. Você gosta de trabalhar em uma empresa? Especialize-se para ter um salário melhor. Tem perfil empreendedor? Abra a sua própria empresa e trabalhe duro até dar certo. Gostaria de ter renda e segurança ao mesmo tempo? Estude para um concurso público.
Depois de possuir renda suficiente para manter o seu estilo de vida com sobra, escolha investir parte dela em uma segunda opção, não dependa apenas de uma fonte. Não deixe o dinheiro acumulado parado e de forma automática, pois sem intenção ele não cresce, pelo contrário, só desvaloriza.
Esqueça a ideia de que ao juntar um milhão daqui a 30 anos você terá renda extra suficiente para sobreviver, porque um milhão daqui a 30 anos não comprará mais nada. Se você não souber investir, a inflação se encarregará de “comer” todo o seu esforço.
Questione-se, preocupe-se com o seu conhecimento e não faça as coisas apenas porque outras pessoas estão dizendo. Saiba adequar todos os conceitos para a sua realidade e sua essência. Só assim você conseguirá encontrar a verdadeira riqueza.
Comments