top of page
Writer's pictureMayara Tanaka de Moraes

Resultado rápido: Como acabar com a ansiedade e ter prazer pelo processo.

Sempre iniciamos alguma atividade com um claro objetivo em mente. Na maioria das vezes esse objetivo se encontra lá no final da linha de chegada, quando terminamos nosso longo caminho e finalmente podemos comemorar nossas conquistas.

Iniciamos um curso de inglês porque queremos ser fluentes, uma faculdade para conseguir um bom emprego ou melhorar a posição na carreira. Nos matriculamos em um curso de violão para podermos tocar músicas complexas sem erros, assim como iniciamos uma dieta para ter o corpo dos sonhos.


Quando nos propomos a fazer algo, estamos sempre adiando as recompensas, pensando no futuro e nos resultados, por isso acabamos nos esquecendo que a vida acontece agora e que por mais otimistas que sejamos, nosso objetivo pode nem mesmo acontecer.

Pensar apenas no resultado e no futuro, além de causar ansiedade, pode tirar todo o prazer e a beleza de qualquer atividade que escolhemos fazer. Por essa razão, é necessário criar prazer pelo processo, não apenas pelo resultado.


É aceitar errar, acertar e aprender com os erros, pois é preciso entender que ninguém nasce sabendo e aí está justamente a graça de todo o caminho.

Quando for correr, não pense apenas na meta que necessita atingir, mas aprecie o caminho, as passadas e até os momentos de falta de ar, que mostram que seu coração está batendo e que tem oxigênio entrando pelos seus pulmões. Se estiver nadando, perceba como é boa a sensação da água passando pelo seu corpo e como apesar de todo o esforço, não há nenhum impacto em suas articulações.


Isso é mindfulness ou em português atenção plena. É a capacidade de estarmos completamente presentes no momento, em qualquer atividade que estejamos realizando, seja ela prazerosa ou não e de não deixar que as distrações atrapalhem o fluxo.


Quem pratica yoga sabe que mais importante do que realizar as posturas propostas é realizá-las com intenção e propósito, com completa atenção e foco. Para isso, há muita energia dispensada à respiração, que remete para o momento presente e que é tão importante quanto à própria postura. Porém, se o praticante focar apenas no momento em que será capaz de realizar as posturas mais instagramáveis, com certeza se frustrará e abandonará a atividade no meio do caminho, justamente porque só buscou o resultado, que demora para acontecer.


Mudar a forma de pensar e de encarar as situações são as atitudes que farão diferença na vida e que permitirão que qualquer pessoa seja genuinamente feliz (acesse aqui o post sobre como melhorar sua felicidade), independentemente da situação. A vida é feita de momentos e precisamos aprender a desfrutá-los de alguma forma, tornando-os mais prazerosos.


Ainda que esses momentos não sejam perfeitos, sempre há algo a se aprender e isso pode trazer certa satisfação. Mude os seus olhos para que possa enxergar as coisas como elas são, não com vieses criados pela sua própria mente, que muitas vezes não são verdadeiros.


Perceba que a grama do vizinho pode não ser verde, mas os seus olhos podem ser daltônicos.


25 views0 comments

Comentários


bottom of page